Ultimamente as praias e os oceanos têm sido muito desonrados pelo ser humano. Embora sejam várias as iniciativas para despertar consciências, o muito que se possa fazer parece sempre pouco à escala dos efeitos nefastos de que o nosso planeta e a nossa natureza padecem. O importante é, no entanto, acreditar que cada um de nós faz a diferença e que cada gesto conta.

Hoje dou-vos a conhecer o Programa Bandeira Azul. É um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas, que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que pretende distinguir o esforço de diversas entidades pelo seu trabalho de tornar possível a coexistência de temas tão contrários e controversos como o desenvolvimento local, o respeito pelo ambiente e o aumento da consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Se tem interesse em apoiar este programa há várias formas de ajudar:

  • Pode tornar-se sócio;
  • Contribuir com um donativo;
  • Tornar-se voluntário;
  • E/ ou divulgar!

Para saber mais e melhor sobre a Bandeira Azul poderá navegar em https://bandeiraazul.abae.pt/

Mas, mais do que intervir em programas e iniciativas, lembre-se: se usar a nossa natureza com consciência, respeito e gratidão, é meio caminho andado para ajudar nesta missão de preservação. Esse é o primeiro e mais importante passo – prevenir!

E você, já tinha ouvido falar na Bandeira Azul?

Ficou com vontade de apoiar esta causa?

Conte-me tudo, quero saber!

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!