A “Biosphere” é um programa que certifica empresas na área do turismo, nomeadamente, destinos, estabelecimentos de alojamento, operadores turísticos, empresas de animação turística, sites de interesse turístico, lojas, transportes, museus, serviços de catering, parques temáticos, praias, campos de golf e eventos e muitos outros.

Esta certificação garante que estas empresas, projetos e espaços trabalham com base na sustentabilidade, tendo em atenção as dimensões económica, sociocultural e ambiental, assegurando que há um maior foco no equilíbrio entre turismo, sociedade, cultura e meio ambiente, ou seja, todos os envolvidos na experiência turística.

A certificação é concedida pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), um órgão independente, fundado em 1995, com o objetivo de promover ações e programas de desenvolvimento sustentável em destinos e empresas turísticas. 

Os dois grandes objetivos da RTI são:

  • Transferir o desenvolvimento sustentável para o mundo do turismo, através de objetivos de desenvolvimento sustentável e outras diretrizes e preceitos sobre desenvolvimento sustentável, promovidos pelas Nações Unidas;
  • Envolver todas as partes interessadas do turismo e o público em geral e consciencializar sobre a importância de melhorar a contribuição do turismo para a sustentabilidade.

A Biosfera garante:

  • Maior competitividade por meio da adoção de práticas sustentáveis: economia em custos de água e energia e valor de marketing;
  • Recursos para melhorar a sustentabilidade: acesso a recursos de back-office para apoiar a oferta de sustentabilidade e a formação on-line sobre sustentabilidade;
  • Acesso a uma ampla gama de ferramentas e informações através da rede e recursos da RTI;
  • Comunicação, através da plataforma da Biosfera, sobre a sustentabilidade e as boas práticas da entidade;
  • Posicionamento nos portfólios de operadores turísticos e os seus canais de vendas, de forma destacada;
  • Perfil em Agências de Viagens Online e sites especializados;
  • Venda de experiências através da plataforma EXPERIÊNCIAS DA BIOSFERA©.

Os padrões de certificação da Biosfera são muitos e algo exigentes, mas nada que seja impossível de concretizar ou que o planeta não mereça! Além disso, o programa tem consultores especializados que o irão acompanhar em todo o processo. Para saber mais detalhadamente o que precisa, espreite aqui.  

A Biosfera oferece, ainda, serviços de consultoria e formação no âmbito do desenvolvimento de marcas turísticas e turismo sustentável.

Para saber mais sobre a Biosfera Portugal, poderá ir até https://bit.ly/36kdP35 e, a nível internacional, até www.biospheretourism.com/en

Já tinha ouvido falar deste projeto?

Achou interessante?

Conte-me tudo, vou gostar de saber!

————————————————————————————————————–

Poderá gostar de ler também os seguintes artigos relacionados:

“Green key, um programa verde”

“Bandeira Azul – um símbolo de qualidade e esforço”

“REVIVE – um programa com “R”

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!