SEJA CONDESCENDENTE
O Sr. Manuel chegou ao hotel naquela segunda-feira e logo perguntou se tínhamos guardado o gel de higiene íntima que tinha deixado no quarto dele na sexta-feira passada.
– Claro que sim Sr Manuel, entrego-lho já! – tranquilizei-o eu.
– Sabe, é que… – e contou-me a história toooda deste produto. Como o usava, porque o usava, onde o comprava, como já tinha experimentado outras marcas e não gostava delas, porque é que não gostava delas…enfim, estão a ver o tipo de conversa né? 🙄
A dado momento, decidi levar a situação com leveza. Pensei na confiança e segurança que devia estar a passar ao meu cliente para ele se sentir à vontade para falar sobre aquele assunto. Lembrei-me que por trás do profissional bem-sucedido e do cliente que merece o meu respeito, está o ser humano que merece a minha compaixão.
Ouvi-o.
Conversei com ele.
Mantive um cliente apaixonado!
Lembre-se: por trás do seu cliente está sempre, e primeiro que tudo, um ser humano! Só quer ser ouvido, compreendido, acarinhado. Um pouco de condescendência não o enfraquece a si como profissional, antes pelo contrário, empodera o seu atendimento e o seu tratamento, por isso use sempre que necessário e q.b.
Até à próxima dica. 😜