Não é segredo para ninguém, até porque já aqui partilhei consigo, que, embora não seja especialista em filmes, adoro vê-los, deixar-me inspirar e aprender com eles. As histórias têm um impacto sempre muito forte em mim. Gosto de analisar os personagens, o argumento, as diferentes perspetivas da ação, o desenrolar dos acontecimentos, a banda sonora e as emoções que sinto com cada um destes e muitos outros pontos.

A minha grande eleição, no que aos filmes diz respeito, são as biografias. A questão de estar a assistir a factos reais é de suma importância para mim, pois a verdade é dos valores que mais norteiam o meu ser e a minha vida.

Hoje gostaria de partilhar consigo algumas das biografias mais interessantes a que já assisti em formato filme e que estão ao seu alcance visualizar. A seleção foi muito difícil, mas não queria tornar este texto demasiado longo e maçador. Há tantas, mas tantas histórias inspiradoras, de pessoas fortes, determinadas e corajosas, que conheço através dos filmes!

Mas tem aqui material, pelo menos, para começar. Acrescento, ainda, uma breve informação (sem spoiler), para aguçar-lhe o interesse e perceber o que poderá esperar destas magníficas obras. Espero que o possam acrescentar e inspirar!

La Vie en Rose – conta um pouco da história da cantora francesa Edith Piaf. Foi escrito e dirigido por Olivier Dahan e lançado em 2007. A atriz, Marion Cotillard, recebeu um Óscar por esta maravilhosa interpretação. Uma obra impactante!

Força, garra, determinação, superação, resiliência, medo, coragem, talento, genuinidade.

O Prodígio – apresenta-nos a vida de Bobby Fischer, um génio do xadrez. Foi escrito por Steven Knight, dirigido por Edward Zwick e lançado em 2014. Uma história impressionante, notavelmente executada por Tobey Maguire!

Foco, determinação, disciplina, obsessão, loucura, talento, objetivo, firmeza, persistência, trabalho árduo, desafio, génio, ambição.

Erin Brockovich – fala de um momento em particular de uma mãe de três filhos, que procura desesperadamente emprego e acaba por se envolver numa história de amor pelo próximo e que muda completamente o rumo da sua vida. Escrito por Susannah Grant, foi dirigido por Steven Soderbergh e lançado no ano 2000. Um filme envolvente que marca a grande viragem na carreira da extraordinária Julia Roberts!

Humanização, dedicação, empenho, determinação, amor, justiça, profissionalismo, fé, persuasão, coragem, irreverência, autenticidade.

O Aviador – retrata a vida e obra de Howard Hughes, empreendedor nato, apaixonado por cinema e homem determinante para o desenvolvimento do setor da aviação. Escrito por John Logan, foi dirigido por Martin Scorsese e lançado em 2004, com um desempenho simplesmente brilhante de Leonado DiCaprio.

Grandeza, empreendedorismo, inovação, visão, empenho, dedicação, entrega, coragem, loucura, doença, solidão, determinação, risco, génio, obsessão, inspiração.

Não pare na pista – conta a história do escritor brasileiro Paulo Coelho. Absolutamente GE-NI-AL! Por favor veja este filme e conheça a história deste homem, não vai acreditar como ele começou, por tudo o que passou e onde chegou. É tão, mas tão rica esta obra escrita por Carolina Kotscho, dirigida por Daniel Augusto, lançada em 2014 e interpretada por vários excelentes atores e não só!

Coragem, superação, persistência, insistência, perseverança, tenacidade, obstinação, firmeza, afinco, resiliência, verdade, autoconfiança, fé, empenho, trabalho árduo, dor, esperança, encontro, reencontro, simplicidade, surpresa, grandeza, busca.

Love & Mercy –  A força de um génio – fala-nos um pouco sobre a vida e obra do músico Brian Wilson, dos Beach Boys. Escrito por Michael Alan Lerner e Oren Moverman, dirigido por Bill Pohlad e lançado em 2014, com um desempenho genial de todo o elenco, este filme tem tanto de chocante como de surpreendente. Você não vai acreditar na forma como esta história termina!

Génio, loucura, visão, inovação, excesso, superação, coragem, amor, força, incomparável, peculiar, talento, ganância, emoção, fascínio, esperança, justiça.

 

Hotel Rwanda – exibe um pouco do que foi o Genocídio de Ruanda, passado na guerra civil de Ruanda nos anos 90 do século XX, pelos olhos de um diretor hoteleiro que mantém a postura e o profissionalismo acima de tudo e de todos. Escrito por Terry George e Keir Pearson, este filme foi realizado também por Terry George e lançado em 2004, numa interpretação fascinante de Don Cheadle e Sophie Okonedo.

Medo, coragem, ganância, ignorância, desespero, amor, profissionalismo, ética, desamparo, desigualdade, injustiça, limites, risco, manipulação, intolerância, sobrevivência, prioridades, massacre, esperança, determinação, zelo.

Frida – retrata a vida da pintora mexicana Frida Kahlo, cuja obra e genialidade só foram devidamente reconhecidas depois da sua morte. Este filme foi escrito por Clancy Sigal, Diane Lake, Gregory Nava, Anna Thomas e realizado por Julie Taymor, tendo estreado em 2002. Salma Hayek no seu melhor desempenho com esta personagem real!

Coragem, superação, talento, criatividade, inovação, disrupção, alegria, tristeza, dor, sofrimento, coragem, garra, força, arte, tolerância, amor, esperança, entrega, confiança, resistência, singularidade, autenticidade.

 

Unbroken – conta a história de Louis Zamperini, um promissor atleta que vê o seu sonho de correr destruído pela segunda guerra mundial. Foi escrito por Joel Coen, Ethan Coen, Richard LaGravenese e William Nicholson, realizado por Angelina Jolie e lançado em 2014. O que dizer deste filme? Mostra-nos que os limites da condição humana vão muito além do que o nosso imaginário pode sequer calcular. Não deixe de ver esta magnífica peça, maravilhosamente interpretada por Jack O’Connell!

Tragédia, medo, revolta, guerra, morte, força, coragem, autoconfiança, sobrevivência, o poder da mente, superação, determinação, valentia, fé, equilíbrio, força, resiliência, persistência, resistência, vulnerabilidade, amor, rigor, tolerância, garra, força, desafio, injustiça, ignorância, abuso, sobrehumano, amor, perdão.

Elis Regina – transmite-nos um pouco do que foi o percurso da cantora brasileira Elis Regina. Andréia Horta numa entrega ao personagem que chega a arrepiar, muito bom mesmo! Escrita por Vera Egito, Luiz Bolognesi e Hugo Prata, realizada por Hugo Prata, esta é uma obra de 2016.

Perfeição, ambição, limites, emoções, pressão social, simplicidade, humildade, talento, empenho, dedicação, paixão, coragem, superação, estrela, genuinidade, força, luta, solidão, desespero.

O que achou desta lista?

Que outra biografia o impactou?

Partilhe comigo, vou gostar de saber!

 

*****

Recorde: https://www.catiarodrigues.pt/sugestao-de-auto-conhecimento-n-o4-veja-filmes/

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!