Tudo o que é verde apela à natureza, ao bem-estar, às boas práticas, à sustentabilidade e o Green Key, não é exceção. 

O programa Green Key é um galardão internacional que promove o turismo sustentável em Portugal, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a educação ambiental para a sustentabilidade. 

Esta iniciativa é da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, é coordenada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa(ABAE) e tem o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os objetivos do programa Green Key são:

  • Consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais), através da educação ambiental para a sustentabilidade;
  • Reduzir o impacto ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração;
  • Promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais;
  • Facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental;
  • Contribuir para a implementação de Agendas 21 Locais, através da melhoria contínua das organizações.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Muitos são os galardoados anualmente por este programa, do qual qualquer casa já quer fazer parte. Mas não se iluda, para ter a honra de ser detentor da chave verde, o estabelecimento terá que concorrer e garantir que cumpre uma série de critérios rígidos, portanto não basta querer pertencer, há que ter uma vontade real de implementar estratégias de sustentabilidade e praticar hábitos saudáveis diariamente. 

Nos dias que correm, este tipo de instituições e iniciativas são fundamentais e esperemos que, cada vez mais, mais pessoas e estabelecimentos se juntem à causa. Sem dúvida, um apelo às práticas de turismo sustentável, tão necessárias atualmente.

Para quem se identificar com este programa, mas não tenha propriamente um estabelecimento para concorrer, pode sempre ajudar através do voluntariado, ou mais especificamente através das seguintes ações:

  • Torne-se sócio;
  • Contribua com um donativo monetário ou em género;
  • Voluntarie-se para a dinamização de atividades de educação ambiental para a sustentabilidade;
  • Divulgue este projeto!
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para saber mais sobre o Green Key em Portugal, poderá navegar em www.greenkey.abae.pt/e, a nível internacional, em www.greenkey.global/.

E você, já tinha ouvido falar deste projeto?

Ficou com vontade de se voluntariar?

Conte-me tudo, vou gostar de saber!

—– Artigo originalmente publicado no Linkedin. —–

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!