O Moliceiro é o barco típico da região de Aveiro?

O moliceiro é um barco muito bonito. Existem outros, também característicos da região, no entanto este é o mais icónico.

As suas pinturas retratam situações do dia-a-dia, de uma forma satírica ou cómica, o que lhes confere uma singularidade admirável e que encanta nacionais e estrangeiros.

O seu nome advém da sua funcionalidade: o moliceiro servia, em tempos idos, para a apanha do moliço que nada mais é do que uma espécie de alga. Esta era utilizada, essencialmente, para a agricultura.

Embora não tenham perdido a sua aplicabilidade prática, os moliceiros, hoje em dia, são usados, essencialmente, para fins turísticos. Várias são as empresas e os particulares que possibilitam passeios pela ria de Aveiro de moliceiro.

A ria de Aveiro é considerada “a Veneza de Portugal”, exatamente pelos canais por onde se pode passear de barco. Falamos do Canal Central, do Canal das Pirâmides, do Canal do Cojo e do Canal de São Roque.

Os preços rondam os 10€ por adulto e a duração é de cerca de 45 minutos. Uma atividade a não perder na sua próxima visita a Aveiro, uma cidade bonita, simples e acolhedora – um mimo!

—– Post originalmente publicado no Linkedin. —–

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!