USE AS BOAS MANEIRAS

Há uns meses acompanhei um familiar a uma mini cirurgia, num determinado hospital público.

Depois de 10h de espera abordei uma enfermeira, questionando se achava que ainda faltava muito tempo para o médico vir passar a alta. Fui recebida com a seguinte resposta:

– Acha que eu sei? Os médicos estão a operar, era o que mais faltava era agora ir interromper os médicos para perguntar se demoram muito! Acha que eles não querem ir embora? Não tem mais pressa do que eles, eles estão a trabalhar, não estão a brincar!

O nível de arrogância e despeito ao transmitir esta mensagem foi do mais elevado que possam imaginar!

Respondi apenas: desculpe se a ofendi!

Ouvi, calei e pensei na pena que tinha daquela profissional que estaria farta de “levar com as pessoas”. Que pena que tive daquela senhora que, mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra, vai colher o que anda a plantar…

Lembre-se: por mais exausto que esteja, o seu cliente não tem que ser culpabilizado pela dificuldade do seu trabalho. Ainda que lhe possa ser difícil ser simpático, seja, no mínimo, educado, porque à sua frente está um ser humano que merece o seu respeito e, no fim de contas, comportamento gera comportamento, certo?

Até à próxima dica! 😜

—– Post originalmente publicado no Linkedin. —–

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