Os delicados Xailes de Montalvão são feitos de pelo de cabra?

Os xailes tornaram-se moda na Europa, depois de serem trazidos da Índia, no século XVIII. Começaram a produzir-se em muita quantidade e em materiais cada vez mais diversificados.

Nestas épocas, nas festas populares portuguesas, o xaile bordado a cores variadas e garridas tornou-se uma peça fundamental na indumentária das raparigas. O objetivo era que cada uma delas se destacasse pela sua beleza e encontrasse o seu “príncipe encantado”.

O xaile de pelo de cabra é muito delicado. É bordado com a técnica da “renda de gancho”, uma junção de virolas, que, todas juntas, dão vida ao xaile. Tradicionalmente, as cores predominantes são o branco ou bege, com motivos a rosa e verde, mas, hoje em dia, há espaço para inovar e deixar a imaginação criar outros padrões.

Esta era uma tradição já praticamente extinta, mas, com a criação do grupo “Coral Emcanto”, em 2015, renasceu. As senhoras queriam atuar com os xailes tradicionais da região e adquiriram ou fizeram as suas próprias peças, despoletando uma onda de produção, que permitiu refrescar a memória e os hábitos.

Montalvão é uma freguesia portuguesa do concelho de Nisa, na região do Alentejo.

Fonte da Imagem: https://bit.ly/3rUgiwp

Partilhar é cuidar!

shares
Don`t copy text!