Os Ovos Moles são um doce típico da região de Aveiro?

Acredita-se que esta receita tenha sido criada pelas freiras dos vários conventos existentes na região de Aveiro até ao século XIX.

Ainda hoje são confecionados, maioritariamente, de forma tradicional, mantendo a receita original. Esta baseia-se na junção de gemas de ovos crus a calda de açúcar, num tacho de cobre.

O seu sabor é muito doce e intenso. O doce de ovo é envolvido em hóstia, que assume formas marítimas como conchas, búzios, peixes e amêijoas, para homenagear a tradição marítima da sua cidade.

Depois do descanso de uma noite, o produto final leva, ainda, uma fina camada de calda de açúcar e está, finalmente, pronto para a degustação.

Os Ovos Moles de Aveiro foram o primeiro produto de pastelaria em Portugal a receber a denominação IGP – Indicação Geográfica Protegida, tendo sido incluído pela União Europeia na lista de produtos a serem distinguidos por este título.

Aveiro é uma cidade portuguesa localizada na região centro litoral de Portugal e capital do distrito de Aveiro. Fica a 70 Km a sul da cidade do Porto.

Fonte da imagem: https://bit.ly/37paPmH

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!