Portugal é o maior produtor mundial de cortiça?

É também o maior exportador mundial do material, detendo mais de 60% da quota de mercado. Os principais mercados importadores são França, EUA, Reino Unido, Alemanha e Espanha, mas exportamos para muitos mais.

25% da área de sobreiro do mundo inteiro encontra-se em Portugal, distribuída um pouco por todo o país, sendo mais comum além Tejo.

Os objetos mais conhecidos em cortiça são as rolhas das garrafas do vinho, mas este material é tão versátil, que tem ganho cada vez mais adeptos pelo mundo fora e sendo utilizado cada vez para mais funções. Hoje em dia vêm-se sapatos, chapéus de chuva, carteiras, porta chaves, roupa, acessórios de moda, mobiliário, tapetes, bases para copos, candeeiros, jogos de tabuleiro e tantos outros.

A diversificação tem-se vindo a dar, pois trata-se de um material que, depois de transformado, é muito fácil de trabalhar. Além disso é reciclável, hipoalergénico, isolante de som e temperatura.

A sua utilização remete-nos a tempos imemoriais e a técnica quer da extracção, quer da transformação, quer do trabalho final, tem vindo a ser aprimorada ao longo dos anos.

Um verdadeiro orgulho nacional!

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!