A lenda dos três pastorinhos de Fátima é uma das mais icónicas de Portugal?

Conta que Lúcia, Francisco e Jacinta, três crianças de 10, 8 e 7 anos respetivamente, tiveram a visita de um anjo, apelidado de Anjo da Paz ou Anjo de Portugal, no ano de 1916, no lugar de Cova da Iria, na cidade de Fátima. No ano seguinte, a Virgem Maria, Mãe de Jesus, também lhes apareceu e contou-lhes um segredo que só a seu tempo, e mediante instruções da Senhora, poderia ser revelado.

Parece que o Anjo lhes apareceu três vezes e Maria seis, esta última ao dia 13 de cada mês, entre Maio e Outubro.

As crianças foram contando o que acontecia e, nas últimas aparições, o público era vasto e há, inclusivamente, relatos na imprensa escrita desse tempo acerca das mesmas.

Ao que parece, Francisco apenas via Nossa Senhora, mas não a ouvia. Jacinta via e ouvia. Lúcia via, ouvia e falava com Nossa Senhora.

As crianças e o Milagre de Fátima correram o mundo e tornaram-se um verdadeiro fenómeno. Primeiramente os meninos foram desacreditados, interrogados e pressionados, especialmente pela igreja católica, mas, finalmente, esta reconheceu que os acontecimentos eram verdadeiros.  

Francisco faleceu aquando do surto de gripe, a 4 de Abril de 1919 e Jacinta devido a uma pneumonia, menos de três anos após as aparições, a 20 de Fevereiro de 1920. Lúcia teve uma longa vida de 97 anos, dedicada à religião e à oração. Faleceu em 2005 e foi contanto episódios do que realmente aconteceu nas suas “Memórias”. Os seus corpos encontram-se sepultados na Basílica de Fátima.

Há quem conteste este milagre, alegando que não passou de uma obra de distração, para entreter o povo dos problemas que o país enfrentava naquela época. Certo é que Francisco e Jacinta foram canonizados e Lúcia beatificada.

Este episódio permitiu colocar Portugal no mapa do turismo religioso, constituindo hoje um importante local de passagem para os crentes de todo o mundo. Os Portugueses são muito devotos e reconhecem na Nossa Senhora de Fátima uma guardiã nacional.

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!