O Castelo de Óbidos é anterior à nacionalidade portuguesa?

Apesar de estar em bom estado de conservação, este monumento é já muito antigo. Tem vindo a ser intervencionado ao longo dos anos, quer com acréscimos, quer com obras de manutenção.

Localiza-se na freguesia da União de Freguesias de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, na vila e concelho de Óbidos, no distrito de Leiria, na zona Oeste de Portugal.

Crê-se que tenha sido edificado pelos árabes, mas as suas primeiras referências remontam ao século XII, já depois de pertencer a D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. O acesso é feito por quatro portas e dois postigos. No interior pode encontrar todo um mundo por descobrir, com elementos dos estilos românico, gótico, manuelino e barroco.

Este castelo esconde, nas suas profundezas, uma interessante rede de túneis, que funcionavam como acesso ao abastecimento da população, em tempos de guerra já idos.

O rei D. Dinis ofereceu-o como dote à rainha Santa Isabel e, a partir daí, criou-se uma espécie de tradição, pois este castelo passou a fazer parte do dote das seguintes rainhas, por casamento, de Portugal.

A Pousada de Óbidos encontra-se localizada no interior do castelo, desde 1951, ano em que este último foi classificado como Monumento Nacional. Foi também eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007.  

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!