O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida de Portugal?

São quase 90 000 hectares de pura beleza natural!

Localiza-se no centro-este interior do país, entre os distritos da Guarda e de Castelo Branco.

É a serra mais alta de Portugal continental, por isso, a neve faz-se presente na maioria dos invernos. É, portanto, o local indicado para desportos de neve. Mas a Serra da Estrela é muito mais do que neve. Nos últimos anos, muitas têm sido as iniciativas que vieram dar a conhecer a polivalência deste magnífico local, bem como a variedade de atividades que se podem ali desenvolver: desde caminhadas, trekking, interpretação da natureza, BTT, observação de estrelas, concursos de fotografia, entre muitas outras.

A sua beleza paisagística é simplesmente magnífica. Aqui encontramos montanhas, fragas, penhascos, rochas e rochedos, trilhos, rios, nascentes, cascatas, ribeiras, que, misturados com a fauna e a flora, desenham um quadro digno das melhores galerias de arte. Alguns dos animais mais conhecidos na Estrela são o lobo, o javali, a lontra ou a raposa, mas muitas outras espécies ali coexistem. Quanto à flora, destacam-se o sargaço, as giestas, os fetos ou os cardos. Dadas as características únicas e a necessidade de preservação de algumas espécies, desde 1993 que 12% do parque é considerado Reserva Biogenética, o que quer dizer que goza de proteção legal específica, a fim de proteger os ecossistemas. Mas a Serra da Estrela possui muitos outros estatutos e regalias, bem merecidos e muito necessários, dada a sua importância ambiental e paisagística.

Nesta região come-se muito bem e o destaque vai para o conhecido Queijo da Serra da Estrela, bem amanteigado. Mas o presunto e os enchidos, o pão, o vinho, o azeite, as frutas e as ervas aromáticas são apenas mais alguns produtos que não pode deixar de provar numa visita à serra. As tradições giram todas à volta da vida na serra, como a pastorícia, a pecuária e a indústria da lã, outrora esquecida, mas que, muito graças ao desenvolvimento do Turismo, ganhou nova vida.  

Em 2020, o Geopark Estrela foi declarado como Geopark Mundial, pelo Conselho Executivo da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Este foi o reconhecimento internacional que esta bela montanha merecia e lhe permitiu destacar-se pela sua importância global.

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!