A livraria mais antiga do mundo está em Lisboa?

Sim, é mesmo verdade!

Trata-se da Bertrand do Chiado, que fica no centro da capital. Abriu em 1732 e foi considerada, em 2011, pelo Guinness World Records, como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento.  

Viu acontecer alguns dos mais significativos momentos da história de Portugal, entre eles o terramoto de 1755, que não a conseguiu derrubar.

É constituída por sete salas, apelidadas com os nomes de alguns dos mais representativos escritores que por aqui passaram, conversaram e debateram: Aquilino Ribeiro, José Saramago, Eça de Queiroz, Almada Negreiros, Alexandre Herculano, Sophia de Mello Breyner e Fernando Pessoa.

Em cada espaço há um detalhe da história e da literatura portuguesas para descobrir. Desde fotos, quadros, poemas, escritos e muito mais. No entanto, o que mais impressiona nesta livraria é a envolvente, o ambiente, a presença, o contexto e a(s) vida(s) que ali se sente(m).

A livraria continua a vender livros, na sua atividade normal e aposta em vários eventos, como tertúlias, clubes de leitura, cursos de literatura para miúdos e graúdos, visitas guiadas para turistas entre outros.  

Em janeiro de 2019, a Livraria Bertrand do Chiado foi reconhecida pela Câmara Municipal de Lisboa como Loja com história.

Fonte da imagem: https://bit.ly/3eRQ7lG

Partilhar é cuidar!

shares
Don`t copy text!