O ecoturismo é uma prática milenar?

Trata-se de um conceito muito anterior ao nascimento de Cristo, que tem vindo, naturalmente, a evoluir ao longo dos tempos. Começou por ser a simples observação de paisagens na deslocação de pessoas, até se tornar em algo mais complexo e consistente.

Hoje o ecoturismo pode ser considerado uma forma consciente de fazer Turismo, em que há harmonia entre o ambiente e as Pessoas. É usado, inclusivamente, para a educação, consciencialização e preservação da história, da cultura e dos contextos naturais dos destinos.

Caracteriza-se por se basear em práticas, essencialmente, ambientalistas e de desenvolvimento sustentável. Pressupõe a diminuição dos impactos negativos do Turismo, promove a conservação ambiental, garante o respeito pela sociedade, prevê a educação para a sustentabilidade e acessibilidade financeira para todos.

Algumas das atividades realizadas neste âmbito são a observação de aves, o snorkeling, o arborismo, o trekking, a espeleologia, entre muitas outras.

O turista atual busca, cada vez mais, este tipo de práticas, pois identifica-se com a preservação e o respeito que o planeta e as Pessoas tanto precisam. Assim sendo, esta é uma área do Turismo em permanente expansão e onde há, ainda, muito espaço não só para crescer, como para desenvolver.

Partilhar é cuidar!

shares
Don`t copy text!