A Mata Nacional do Buçaco constitui um dos patrimónios naturais, arquitetónicos e culturais mais ricos de Portugal?

Localiza-se na Serra do Buçaco, no distrito de Aveiro, concelho da Mealhada, mais concretamente na freguesia do Luso. Tem uma área de cerca de 400 hectares, repleta de espécies várias de fauna e flora, bem como monumentos/ ruínas de destaque cultural.

A mata foi habitada, construída e gerida pela Ordem dos Carmelitas Descalços, em meados do século XVII. Ergueram os muros que limitam o acesso à mata, plantaram grande parte das espécies vegetais e construíram o Convento de Santa Cruz do Buçaco (entre outras construções), para aí viverem.  

Na botânica, a Mata Nacional do Buçaco alberga espécies autóctones, uma série de plantas e árvores introduzidas pela Ordem dos Carmelitas Descalços, importadas um pouco do mundo inteiro, e plantações posteriores à Ordem. Assim, a diversidade e riqueza natural que aqui existe é deslumbrante. Também a sua localização e altitude (549m) proporcionam uma grande biodiversidade. Trata-se de um microclima com temperaturas amenas, elevada precipitação e nevoeiros matinais muito frequentes. Entre as mais de 250 espécies de árvores e arbustos aqui existentes, encontram-se o Cedro do Buçaco, sequoias, eucaliptos, medronheiros, heras, gilbardeiras e muito mais.

Quanto aos animais, são os habitantes desta magnífica floresta que são, muitas vezes, envergonhados e pouco se deixam ver. De dia está muito bem povoada e, de noite, trocam-se os turnos. A vigia, essa, é sempre garantida. Estão catalogadas mais de 150 espécies vertebradas, sendo que as invertebradas são incontáveis, havendo muito ainda por descobrir sobre os animais do Buçaco. Desde aves a peixes, répteis a anfíbios, mamíferos a moluscos, aqui vivem texugos, raposas, garças reais, morcegos, lagartixas, mochos, cobras, esquilos, javalis, borboletas, escaravelhos, águias e tanto mais.

A mata merece, também, um importante destaque ao nível arquitetónico e cultural, pelas suas obras, essencialmente, construídas melos monges. Aqui encontra-se o Palace Hotel do Buçaco, um hotel de cinco estrelas, considerado como um dos mais belos e românticos hotéis históricos do mundo. Foi erigido sob o Convento que ali abrigou a Ordem dos Carmelitas Descalços em tempos. Além disso, é possível percorrer a via sacra, numa representação absolutamente única. Existem, também, capelas diversas, espalhadas pela mata, e Bulas Papais gravadas em pedra, que merecem uma visita. A azulejaria, a cortiça ou as pedras são outros apetrechos de destaque no Buçaco.

O melhor mesmo é visitar e deixar-se envolver pela sensação ímpar, de paz interior, que este local transmite e permite a quem nele entra.

Partilhar é cuidar!

shares
Don`t copy text!