Existe um mosteiro circular junto ao Douro?

Trata-se do Mosteiro da Serra do Pilar ou Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar. Recebe esta denominação, já que foi edificado sob a Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e pertencia à Ordem de Santo Agostinho. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XVI e prolongou-se durante mais alguns séculos.

É composto pela igreja, de planta circular, pela capela-mor, de planta retangular e pelo claustro, também de planta circular, todos dispostos sequencialmente. É considerado uma obra-prima da arquitetura clássica europeia.

No seu interior, destacam-se alguns retábulos, revestidos a talha dourada, com colunas salomónicas, e as esculturas de madeira policromada, setecentistas. No exterior, encontra-se um excelente miradouro, que permite vislumbrar a magnífica conexão entre a cidade do Porto e o rio Douro.

Ao longo da história, tem sido um elemento ativo de destaque, ao nível militar, dada a sua localização estratégica. Atualmente, continua a ter o seu papel de âmbito militar e serve, também, como local religioso e cultural.

A igreja foi classificada como Monumento Nacional em 1910 e, em 1996, todo o Mosteiro passou a ser considerado Património Mundial da Unesco.

Vila Nova de Gaia é um município constituído por 15 freguesias, estando limitado a norte pelo município do Porto, a nordeste por Gondomar, a sul por Santa Maria da Feira e Espinho e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Fonte da imagem: https://bit.ly/3tzUl5C

Partilhar é cuidar!

shares
Don`t copy text!