O golfe é um produto turístico?

Isto acontece porque a prática deste desporto motiva a deslocação de pessoas e é suportada por infraestruturas desportivas e turísticas.

Os princípios do golfe residem na Escócia. Os seus terrenos caracterizavam-se por ter vegetação rasteira e terra mole, onde facilmente se faziam covas para introdução das bolas. Estes buracos eram feitos, originalmente, com penas de ganso envoltas em couro. O objetivo do jogo era bater a bola com um taco de madeira e conseguir introduzi-la, em cada abertura, com o menor número de pancadas possível. Os campos maiores tinham, regra geral, cinco buracos e 500 metros de comprimento. Em 1880 o golfe expandiu-se, acomodando-se na Inglaterra, nos Estados Unidos da América, no Canadá e, mais tarde, na Índia. Seguiu-se a Europa, estando hoje espalhado um pouco pelo mundo inteiro.

Em Portugal, a oferta e a procura têm vindo a crescer a par e passo. Hoje, são 91 os campos de golfe disponíveis em território nacional, estando a maioria deles localizados no Algarve e em Lisboa. O Reino Unido é o mercado emissor mais representativo, com cerca de 50% da procura, seguindo-se o mercado interno, com 14%, a Suécia com 11%, a Alemanha com 5% e a Irlanda com 5%. Portugal foi eleito pelos World Golf Awards como Melhor Destino de Golfe na Europa por seis anos consecutivos (entre 2014 e 2019) e como Melhor Destino de Golfe do Mundo, entre 2014 e 2018.

Este é, sem dúvida, um produto muito importante para Portugal, já que permite combater uma das grandes dificuldades do Turismo nacional: a sazonalidade. Além disso, o desenvolvimento económico associado ao Turismo de Golfe é incontornável. Tem (ainda) grande potencial de crescimento e desenvolvimento, por isso os skateholders do Turismo devem continuar a dar-lhe atenção, quer para potenciar a oferta já existente, quer para criar novos produtos associados à prática desportiva em si. De realçar que, apesar do golfe ser sempre associado a pessoas com maior poder de compra, a verdade é que a oferta é cada vez mais acessível a todas as pessoas.

Partilhar é cuidar!

shares
Don`t copy text!