A falta de tempo é dos maiores inimigos das sociedades modernas. Mas, na realidade, absolutamente todos os seres vivos deste planeta têm exatamente o mesmo tempo disponível: 24h por dia.

O que não têm todos, na mesma medida, é a gestão e a organização do seu tempo. Estas questões estão relacionadas com as prioridades de cada um e com a maior ou menor capacidade de planeamento e disciplina.

Não há receitas quando falamos de melhor organizar o seu tempo. Terá que ir fazendo tentativas e encontrar o modelo que melhor funciona para si. O importante é fazer uma gestão consciente e eficiente do seu tempo, de modo a fazer tudo aquilo que deseja nas 24h que tem disponíveis a cada dia. Será útil lembrar que as nossas capacidades são finitas, pois somos (apenas) seres humanos, logo não vale a pena programar 3470 atividades para um só dia, todos os dias, acreditando que tal é possível e de cara fresca e fofa ok? Seja realista, seja essencialista! Vai ver que o seu tempo estica.   

Deixo algumas sugestões de ferramentas de gestão do tempo que pode explorar: agenda, lista de tarefas, GTD – Getting Things Done, de David Allen, técnica de Pomodoro, matriz de Eisenhower, wunderlist, remember the milk, entre muitas, muitas outras.   

Vá analisando para se conhecer melhor:

  • gere o seu tempo ou “anda ao sabor da maré”?
  • arregaça as mangas para fazer as melhores escolhas para si ou prefere andar sempre ocupado para provar a todos, inclusive a si mesmo, como é esforçado, embora não consiga atingir grandes resultados?
  • do que foge quando alega não ter tempo?
  • quer mesmo gerir o seu tempo e ter possibilidade de descansar, ler um livro, ir à praia ou isso é para preguiçosos e, obviamente, você não é um deles?
  • está a encontrar as melhores desculpas para não assumir que fez as escolhas erradas ou a aprender, com o tempo e a experiência, a fazer melhores escolhas?
  • do que se queixa afinal?

Um último alerta: por favor pare de fazer comparações, isso não é possível quando falamos do tempo de cada um, aceite, ele é igual para todos! Se acha que está com menos tempo do que a pessoa X e ela tem sempre tempo para tudo e mais alguma coisa, então olhe mais para si e para as suas escolhas. A sua falta de tempo está diretamente relacionada com as opções de vida que tem feito e o mesmo é verdade para o X que consegue fazer tudo o que você não consegue. Uma coisa é certa: as vossas vidas não são exatamente iguais, por isso comparando-se só se diminui, seja por injustiça pura, seja por vitimização. É uma guerra impossível de ganhar. Quer mesmo entrar nela? O que ganha com isso?

Ouse conhecer-se melhor e organize o seu tempo!

Passe para me contar as aprendizagens e as mudanças que organizar o seu tempo lhe trouxe.

Para um processo de auto-conhecimento mais célere e eficiente não hesite em contactar-me, terei o maior gosto em dar-lhe a mão nesta sua caminhada.

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!