Sabe meeesmo a real importância do sono na vida do ser humano?

O sono ainda não é algo sobre o qual se sabe tudo, mas, sabe-se que a sua importância é vital para o bem estar das pessoas. Influencia as emoções, o estado de espírito, a longevidade, as capacidades cognitivas, a produtividade, as relações, a líbido, os níveis de energia, a imunidade, a função cardiovascular, o peso, entre muitos outros elementos fundamentais ao normal funcionamento do corpo e da mente humanos.

Cristiano Ronaldo é um atleta de alto desempenho e, como é sabido e o próprio admite, é meio viciado numa série de regras autoimpostas, de modo a atingir os resultados que tem vindo a conseguir. Já confessou que, uma ou outra vez, muito muito raramente, quebra uma ou outra regra, mas há uma em que nunca, jamais, em caso algum se permite vacilar: o número de horas de sono. CR7 sabe, com certeza, os estragos que a privação do sono iriam trazer aos seus resultados e, de toda a disciplina que segue, este elemento é o que o mais o pode ajudar ou prejudicar. Ele faz a sua escolha.

Para se conhecer mais e melhor através do seu sono, analise a importância que dá ao número de horas que costuma dormir; verifique se penalizar as suas horas de sono para trabalhar, por exemplo, é um hábito e o que é que ele lhe tem trazido; apure se costuma ouvir o seu corpo e a sua mente quando estes lhe dizem que estão exaustos e precisam de parar e se respeita essa necessidade ou não; confirme se costuma ter dificuldades para dormir e a que se deverão elas; compare a sua disposição quando não dorme o suficiente com quando o faz; averigúe se as escolhas que tem feito em relação ao seu sono demonstram gentileza por si próprio ou apenas o têm vindo a prejudicar. O que lhe dizem sobre si e sobre as suas prioridades as conclusões a que chegou?

Se quiser saber um pouco mais sobre o sono, e de forma simples, prática e objetiva, aconselho vivamente o livro “Bom sono, boa vida”, da grande especialista em Portugal sobre o sono, a Dra Teresa Paiva.

Ouse conhecer-se melhor e durma!

Passe para me contar as aprendizagens e as mudanças que dormir lhe trouxe.

Para um processo de auto-conhecimento mais célere e eficiente não hesite em contactar-me, terei o maior gosto em dar-lhe a mão nesta sua caminhada.

Partilhar é cuidar!

shares
Não copie o texto!